30/04/2012

Qual cor te valoriza?

Determinadas tonalidades de roupa, maquiagem e cabelos destacam e valorizam o semblante de uma pessoa, enquanto as mesmas cores podem derrubar a produção de outras. Isto, porque cada pele possui características específicas de pigmentação e, quando se faz uma análise cromática descobre-se, por exemplo, se na coloração do rosto predominam nuances quentes como o vermelho e o amarelo ou frias com base azul ou roxa.
Para descobrir como adaptar seu guarda-roupa, maquiagem e cabelo ao seu tipo de coloração e valorizar seus traços, escolha inicialmente um lugar com claridade natural e, em frente a um espelho, vista um avental branco ou cinza-claro. Prenda os cabelos e remova a maquiagem.
Em sequencia, aproxime do rosto peças de roupas com tecidos de diversas cores, mas em diferentes intensidades. Analise, por comparação, quais tons ficam melhores e tente agrupá-los para usar no seu dia a dia. Repita a análise com o cabelo solto, para notar como a cor dos seus cabelos influencia no seu visual.
As cores ideais são aquelas que dão um ar saudável à pele, sem deixá-la abatida ou amarelada. Logo, você não precisa deixar de usar suas roupas que, após este estudo, não combinariam com você. Somente as evite próximas ao rosto utilizando-as, se possível, em bolsas, sapatos e shorts, por exemplo.
A partir daí, se descobre se a pela combina com cores quentes ou frias. As cores quentes são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias, entretanto, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e árvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes, já as frias, calmantes.
De maneira geral, algumas dicas podem auxiliá-la neste processo de escolha. Descubra quais são as cores que valorizam seu tom de pele:

Amarelas: Mulheres orientais de pele amarela podem investir nos tons escuros como azuis, violetas, o preto, avermelhados, ocres, verde-musgo e cinza. Evite os tons claros, sobretudo os que pendem para o amarelo. Em caso de estampas, dê preferência à predominância escura.
Morenas: Para as peles morenas, cores como azul-petróleo, violeta, laranja, rosa, amarelo, branco, verde, vinho, vermelho e mostarda, geralmente valorizam a pele, assim como tons pastel. Nuances claras são bem-vindas, apenas deve-se tomar cuidado com elementos transparentes. As morenas devem evitar os tons como o preto, azul-marinho, cinza e o castanho, pois tendem a deixar o visual pesado. Ao escolher essas cores, combine-as às fortes, optando pelos acessórios, carteiras, cintos e sapatos.
Negras: Adaptam-se bem com praticamente toda a gama de cores. Logo, as primárias são as que mais favorecem a pele, como o vermelho e o amarelo, além do verde, turquesa e laranja. Os tons pastel estão liberados. As negras devem evitar peças muito escuras, como azuis-intensos, o preto e terrosos, como marrons.
Brancas: para a pele branca, o ideal são as tonalidades escuras, como azul-marinho, petróleo e carbono, ou tonalidades fortes, como o vermelho, vinho e marrom. Dê preferência para estampas de fundo escuro e evite os tons pastel.
Loiras: Podem investir no preto ou vermelho, mas também optar por tons em turquesa, azul-intenso e índigo, e evitar também tons pastel, cremes e amarelos, que não valorizam seu tom de pele, pois se assemelham às cores naturais.
Ruivas: Podem investir no castanho, branco, verde-turquesa, verde-água, menta, petróleo, hortelã, preto, avermelhados, como o vinho e motivos estampados. Evite usar tons em laranja e dourado, pois são tonalidades próximas à cor dos cabelos e pele.