23/10/2012

Chá verde e seus benefícios...

O chá verde tem feito um grande sucesso no mundo. O que ele faz de tão bom? Veja os benefícios que o chá verde proporciona.
1. Melhora a digestão. O chá verde auxilia no funcionamento do aparelho digestivo e melhora a má digestão.
2. Rejuvenesce a pele. O chá verde possui um alto teor de antioxidantes, responsável por combater a ação dos radicais livres Essas substâncias atuam contra as rugas precoces.
3. Bom para o coração. Pesquisa realizada na Universidade de Tohoku (Japão) mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.
4. Contribui para o emagrecimento. Esse talvez deva ser o mais famoso benefício do chá verde. Acelera o metabolismo, facilita a queima de gordura e, conseqüentemente, ajuda a queimar os quilinhos extras.
5. Previne o câncer. Pesquisas evidenciaram que o chá verde contém substâncias antioxidantes que podem prevenir contribuem para conter a proliferação celular anormal.
6. Bom para a memória. Algumas evidências apontam que o chá verde melhora a agilidade mental provavelmente devido à cafeína.
7. Previne a cárie e infecções na garganta. O chá verde possui propriedades que contribuem para a destruição de bactérias, inclusive pode ser um aliado contra a placa dental.
8. Reduz o açúcar no sangue. Os polifenóis e polissacarídeos são duas substâncias existentes no chá verde que contribui para essa redução.
9. Reforça a imunidade. Pesquisas apontam que o consumo regular de chá verde pode prevenir infecções bacterianas e virais. O chá verde possui propriedades que impede que as bactérias e os vírus unam-se às paredes das células e agem contra as toxinas liberadas pro micróbios.
10. Dá vitalidade. Seu efeito estimulante é garantido pela cafeína e pelo tanino presente no chá verde. Você se sente enérgico e sai da preguiça, fadiga e sonolência. O excesso pode fazer mal.
Beber grandes quantidades de chá verde nunca será capaz de salvar qualquer pessoa dos efeitos nocivos dos excessos de uma má alimentação e de um estilo de vida sedentário. O que adianta a pessoa se entupir de chá verde e fumar ou comer gorduras? Ou não praticar nem pelo menos uma caminhada? Óbvio que não vai resolver nada.
Outro ponto importante que se deve pensar é que a maioria dos estudos centrado nos efeitos do chá verde foi realizado no oriente, onde esse alimento é um dos pilares da alimentação e as pessoas possuem em sua rotina uma alimentação saudável, como, por exemplo, com um alto consumo de peixes e proteína de soja.
 
Os dados acima são meramente informativos. Esses não proporcionam orientação médica. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico.